top of page
Dados.jpg

Dados

Para coleta de dados da pesquisa foi criado um formulário  no Google Forms

Com o intuito de investigar o nível de conhecimento e de proximidade que a população tem com o ritmo de música e dança do Lambadão, foi feito um formulário via Google Forms para analisar os dados coletados. O formulário foi disparado via WhatsApp e Instagram, entre os dias 21 de maio e 27 de maio.  Nesses sete dias foram obtidas 89 respostas.

Ao todo foram 10 perguntas, sendo elas: Nome, idade, profissão, cidade onde reside, bairro onde mora, se a pessoa conhece o Lambadão, se ela costuma ouvir o ritmo musical, se já foi em algum show, se sim, onde foi esse show, e se ela sabia que o Lambadão é considerado um patrimônio cultural e imaterial. 

O formulário evidenciou muitas idades distintas, de 16 até 68 anos, mas com uma grande predominância de pessoas com 22 anos de idade, isso se deve ao fato de que a maioria dos respondentes são universitários e estagiários.

 

Quanto a profissão, obtivemos muitas respostas que disseram estudantes e estagiários, mas também apareceram outras como: gerente, mecânico, aposentada, autônomo, servidora pública, jornalistas, entre outras várias.

 

Quanto ao local onde essas 89 pessoas moram, a predominância foi Cuiabá, com 71 respostas, mas também foi interessante notar que houve respondentes de São Paulo, Paraná, Pará, Belo Horizonte e outros estados de Mato Grosso. Em relação aos bairros, tiveram muitas respostas distintas, alguns dos bairros citados foram: Jardim Imperial, Jardim Petrópolis, Centro, Altos da Serra, Baú, Araés, Jardim Vitória, CPA, entre muitos outros.  

Quando questionados se conhecem ou não o Lambadão, 83 pessoas disseram que conhecem, cinco pessoas disseram que não conhecem e uma disse que conhecia muito pouco. Em relação a escutar ou não o ritmo musical, 41 pessoas disseram que ouvem, 39 pessoas disseram que não escutam, 6 pessoas responderam que as vezes escutam, uma disse que quase nunca ouve, uma disse que de vez em quando escuta e uma pessoa disse que escuta muito.  

Em relação a já ter ido em algum show de lambadão 51 pessoas disseram que já foram em algum momento, 36 dos respondentes nunca foram, um vai quase todo fim de semana e uma pessoa respondeu que já foi em vários. Quanto aos que responderam que já foram, outra pergunta foi feita, onde eles assistiram esse show, obtivemos respostas como: Galpão, Lua Morena, Distrito de Mimoso, Santo Antônio do Leverger, Festa de santo entre outras respostas.  

Para a última pergunta, se os respondentes sabiam que o Lambadão é considerado um patrimônio histórico ou não 71 pessoas disseram que sabiam e apenas 18 desconheciam essa informação. 

Idade

Conforme o formulário, faixas etárias bem variadas foram percebidas.  Os indivíduos classificados como adultos foram os que mais responderam o formulário, logo depois os idosos e por ultimo os jovens. As idades com mais retorno foi as de 20,  21 e 22.

Profissão

 Com 30 estudantes em formação, e alguns profissionais da comunicação, serviço social, e ciências contábeis o formulário foi preenchido.  Outros profissionais como Policial Penal, açougueiro, mecânico, psicólogo e empresários também responderam.

Localização

O estudo foi composto majoritariamente por moradores de Cuiabá, mas outras regiões do Estado foram listadas, como Várzea Grande e Santo Antônio do Leverger. Fora do Estado de Mato Grosso pessoas de outros Estados se manifestaram, como de São Paulo, Belo Horizonte, Pará e Paraná.

Estilo Musical

Sendo um ritmo amplamente conhecido pelos respondentes, 94,38% deles conhecem ou já escutaram falar sobre o lambadão. Cerca de 5,61% nunca escutaram falar sobre o Lambadão.

Costume

Apesar de ser um ritmo conhecido, aproximadamente 44,94% dos indivíduos não consumem o lambadão, mas ainda sim, a maior parte dos respondentes possuem esse costume.

Shows

Conhecido, consumido e assistido. Em torno de 59,55% dos respondentes já assistiram algum show de lambadão, seja em casa de shows, eventos culturais ou festas de santo.

Patrimônio Cultural Imaterial

Sabia que o Lambadão é um Patrimônio Cultural Imaterial.  Conforme o Instituto  do Património Histórico e Artístico Nacional, o patrimônio imaterial é transmitido de geração a geração, constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana. 

Considerando a importância do lambadão para grande parte da população mato-grossense e toda sua história, mais de 79,77% dos respondentes sabem desse fato.

bottom of page